sexta-feira, 2 de março de 2012

O Relacionamento entre os Cristão

por: Pb Elton Dias Fonseca
O parâmetro do relacionamento entre os cristãos é o relacionamento familiar, entre irmãos, cujo pai é o próprio Deus, a bíblia afirma que somos da família de Deus:
Efésios 2:19 – “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”.
Logo como integrantes da família de Deus é necessário que saibamos qual o nosso papel nessa família, cujo o pai é o nosso Onipotente Deus, sendo pois todos nós irmãos, neste sentido em primeiro plano o relacionamento entre os santos devem pois expressar esta irmandade, sabendo que, o pai é zeloso, Justo, Santo, Perfeito, Bom, Reto. O que leva-nos a avaliar bem a forma como agimos entre os membros da família de Deus, pois o que fizermos a qualquer um de nossos pequeninos irmãos a ele mesmo estaremos fazendo.
Mateus 25:40 - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:45 - Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
Como em todo relacionamento, o relacionamento fraternal entre os membros da Igreja de Cristo tem por pedra angular e de fundamentação o amor, neste caso o amor fraternal produzido no coração do crente por ação do divino Espírito de Deus.
Sem este amor é impossível que haja a interação e o relacionamento desejado por Deus aos seus filhos, por tanto cada cristão ao se render ao senhorio de Cristo deve-se colocar-se por inteiro a disposição do Espírito Santo no intuito de permitir que este produza em sua vida este que segundo Paulo é o “fruto do espírito”, já que neste encontra-se a essência dos demais.
O amor é a base de tudo, e é neste que deve-se fundamentar o relacionamento entre os filhos de Deus, vejamos o que diz a Bíblia Sagrada.
1)    NECESSIDADE DO AMOR FRATERNA
O amor como visto é a base de todo relacionamento, sem ele as pessoas podem até conseguir relacionar-se, porem será um relacionamento frio, maquinista, leviano, sem sentido ou interesseiro.
Um relacionamento sadio seja ele em qualquer esfera, profissional, conjugal, espiritual, familiar ou fraternal só é possível por meio do amor. Por esta razão o Senhor deu aos seus um novo mandamento:
João 13:34-35: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Cristo exige, portanto dos seus servos que se amem sob peso de mandamento, quem deseja servi-lo deve por tanto amar seus irmãos e ainda de uma forma espetacular, ou seja, na medida e forma que ele Cristo nos amou, e somente quando assim amarmos uns aos outros, seremos reconhecidos como seus discípulos. Pena que os crentes hodiernos tentam ser identificados por suas posses, tentar demonstrar que são filhos de Deus pelos seus bens, ou por meio de uma forma de vestir, falar ou adorar, e esquecer que biblicamente há apenas esta forma de demonstrar que Deus estar em nós e que de fato queremos seguir os ensinos do nosso amoroso Deus, isto é amando a todos com mesmo amor que ele ofertou a nós.
A Bíblia ainda em diversos outros textos ressalta a necessidade e imposição do amor no relacionamento cristão, veja o que diz Pedro e João em suas epistolas:
I Pedro 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o AMOR FRATERNAL, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;
I João 4:20: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
    Veja, portanto, que é uma exigência bíblica que aqueles que se dizem membros da família de Deus amar a seus irmãos fraternalmente com um coração puro, ardentemente, isto é numa dimensão que domine e reja a forma a qual devo viver e relacionar com meu irmão. Aqueles que não estão dispostos assim viver não estão preparados ainda para ser discípulo de Jesus.
    Paulo descreve as características deste amor em sua carta aos Coríntios, que era uma Igreja do amor decadente, descrevendo assim como deve ser o amor entre os irmãos.

1.1 Características deste amor:

I Coríntios 13:4-7: O amor é SOFREDOR, é BENIGNO; o amor NÃO É INVEJOSO; o amor NÃO TRATA COM LEVIANDADE, NÃO SE ENSOBERBECE. NÃO SE PORTA COM INDECÊNCIA, NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES, NÃO SE IRRITA, NÃO SUSPEITA MAL; NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA, mas FOLGA COM A VERDADE; TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA.

a)    Sofredor: O amor segundo Paulo é sofredor, não por que produza o sofrimento, mas porque ele sobrevive ainda que com este. Nem o sofrimento mais intenso é capaz de apagar o amor de Deus por nós, e na mesma medida ele exige que assim também amemos nosso irmão.
b)    Benigno: Benignidade é um atributo divino que ele produz na vida daqueles que deixam-se envolver pelo Espírito de Deus, ele está elencado no grupo do Fruto do Espírito, e trata-se da capacidade de desejar o bem a todos, nosso amor, deve então ser benigno, ou seja, ser capaz de desejar o bem a todos, sem exceção.
c)    Não trata com leviandade: O verdadeiro amor não procede ou julga precipitadamente, sem refletir; inconsiderado; imprudente.  
d)    Não se ensoberbece: o amor exigido por Deus aos seus, é humilde, não busca sua vangloria, nem reconhecimento por suas ações.
e)    Não se porta com indecência: quem ama verdadeiramente não agem indecentemente, não usa de artimanhas pra conseguir seus interesses, mas porta-se com justiça e equidade mesmo que isso resulte em perda pra si.
f)    Não busca seus interesses: quem ama vive pra alcançar os interesses do amado e não os seus.
g)    Não se irrita: O verdadeiro amor é paciente, e não se ira, mas sabe expressar seus sentimentos.
h)    Não suspeita mal: Alguém já viu uma mãe suspeitar mal de seu filho, mesmo estando evidente que este cometeu algum delito. Difícil, não é verdade, pois o amor que ela sente por seu filho lhe faz não suspeitar mal deste. 
i)    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade: Apesar do Exemplo supracitado, mesmo que a mãe por amor seja levada a não suspeitar mal, ao se comprovar o erro do filho, esta fará o que é justo, pois o amor não folga com a injustiça, o mesmo que ocorre conosco, Deus nos ama, mas quando pecamos, pagamos a consequência de nossos erros. O verdadeiro amor, folga-se com a verdade.
j)    Paulo agora resume todas as características do amor nestas três: Tudo Crer; Tudo espera e Tudo suporta.

Por todas essas características o amor que dirige o relacionamento entre os cristãos deve ser igual ao de Cristo: Isto é um amor incondicional, que não espera nada em troca, que ama sem buscar razões para isso, pois se busacarmos as razões pelas quis Deus nos ama, veremos que somos imerecedores deste magnifico amor, pois bem é deste amor que os teologos chama de Ágape, ou seja o amor de Deus por nós, que ele quer que amemos nosso irmão, pena que mensagens como essa não agrada mais a Igreja, vem a cada dia sendo negligenciada, pois não dá "ibope", não atrai a massa, pois o povo hoje que ser servido e não servir, mas a palavra de Deus diz que aqueles que querem servir a ele deve amar a seu próximo da mesma forma que ele nos ama, isto é incondicionalmente.

João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; COMO EU VOS AMEI A VÓS, que também vós uns aos outros vos ameis.
I João 3:16 - Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos

2) O Relacionamento Fraternal basseado no amor leva-nos a:
O amor biblíco não é teorico é prático, e resula sempre em ações, João 3.16 diz que Deus amou o mundo, e a ação ou resulatdo deste amor o levou a entregar seus filho unigênito para que estes que são alvos deste amor incomparavel alcance a salvação.

2.1)O verdadeiro amor leva-nos a buscarmos atender ao próximo mais que a mim mesmo, considerando todos os irmãos como Superiores a mim, assim o amor fraterno leva-nos a entender que o bem coletivo é superior aos meus interesses individuais:

Filipenses 2:3 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Romanos 15:2-3- Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

2.2 AUXILIANDO O MAIS FRACO: O amor ainda nos leva a ajudarmos mutuamente, onde o mais forte deve auxílio ao mais fraco, isto em todas as esferas da vida, seja material ou espiritual.
Romanos 15:1- MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

2.3 Ajuda em oração: o auxilio espiritual é um dever de cada crente ao seu irmão, não apenas da liderança, Samuel chega a dizer que é pecado esquecermos ou deixarmos de orar por nossos irmãos:
I Sm 12: 23 – “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito.

2.4 Em Amor devem assim os cristãos viver em unidade e comunhão:

Salmos 133:1 - OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.;
Atos 2:42,44 e 46 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na COMUNHÃO, e no partir do pão, e nas orações. 44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 46- E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

2.5 Não é possível ter um relacionamento sadio se for permitida a maledicência:
Levítico 19:16 - Não andarás como MEXERIQUEIRO entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. EU SOU O SENHOR.
Provérbios 6:16-19 Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: OLHOS ALTIVOS, língua mentirosa, MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, E O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS.
Efésios 4:29 -  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
I Corintios 15:33 - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

2.6 Um bom relacionamento ainda exige o Perdão:
Somos humanos e portanto suscetível ao erro: (Romanos 7:19 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço). Por isso o amor é pedra de esquina de qualquer relacionamento, já que é impossível que sejamos perfeito em tudo, fazendo portanto que surjam as mágoas e ressentimento por algum erro no relacionamento, fazendo-se necessário o PERDÃO.
E só perdoa quem ama, e só ama quem é capaz de perdoar: Capacidade de perdoar é uma qualidade adquirida de forma processual a partir do novo nascimento. Dificilmente alguém consegue esta bênção sem esforço pessoal, mas o Espírito Santo é o principal agente de tal transformação.

a) Necessidade de perdoar:

Mateus 6:14-15 - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 18:21-22 - Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?  Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

b) O Perdão cristão baseia-se no perdão divino, basta olhar a oração feita por Jesus deixada por parâmetro aos seus servos, por tanto o perdão deve:

c) Partir do ofendido e não do Ofensor :

Mateus 6:12 - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; ARC - E perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a que nos tem ofendidos.
Colossenses 2:13 - E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 

d) Perdoar não é somente dizer te perdoou, mas esquecer da ofensa:
Miquéias 7:18-19 - Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.
Salmos 32:5- Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)
Romanos 4:8 e Sl 32:2 - Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
I Reis 14:8 - E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos,


CONCLUSÃO

Tudo aqui expresso resume-se apenas no mandamento divino, amai-vos uns aos outros como eu vos amei, pois quem ama quer o bem do seu amado, é incapaz de fazer algo que o prejudique, se magoar ou for magoado é capaz de perodar de todo o coração, em suma o amor fraternal produzido pelo Espirito (Gl 5:20) é a pedra de esquina do relacionamento entre os cristão os primeiros cristãos viveram este amor e como resultado caiu na graça de Deus que lhes concedeu inúmeros prodígios e maravilhas e na graça pra com a sua sociedade, o que fez que muitos se convertesse ao cristianismo abandonando a vã maneira de viver, imitemos pois a Igreja deixado por Cristo e nos amemos como ele quer, ou seja como ele nos amou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário